Vermelhidão no rosto pode ser indicativo de Rosácea?

Vermelhidão no rosto pode ser indicativo de Rosácea?

Categorias: ::Dermatologia

Rosácea: A Doença que acomete 1,5 milhões de pessoas no mundo.

Rosácea é uma condição dermatológica caracterizada por uma inflamação crônica na pele, que se manifesta, principalmente, no centro da face, mas que pode se expandir para bochechas, nariz, testa e queixo. É uma doença que acomete pessoas adultas, entre 30 e 50 anos, sendo as mulheres mais susceptíveis a estas manifestações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia os fatores mais importantes no aparecimento da rosácea são: predisposição genética, alterações emocionais e hormonais, gravidez, mudanças bruscas de temperatura, exposição solar, ingestão de bebidas alcoólicas, medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes, ingestão de alimentos muito quentes.

A principal característica da rosácea é a vermelhidão no rosto, também chamada de eritema facial. A região atingida pela rosácea é mais seca e apresenta uma sensibilidade maior, com ardência e muita coceira. Em alguns casos graves podem surgir pústulas e pequenas bolhas na face. Vale ressaltar que o diagnóstico é essencialmente clínico, portanto nunca se automedique. O tratamento é indicado conforme o grau de evolução do caso, podendo reverter ou estacionar o processo da doença. Pode ser tópico (local), sistêmico (antibióticos via oral) ou laser. Ele é feito para controlar a doença e melhorar o aspecto da pele, uma vez que a rosácea não tem cura.

Você pode contribuir para amenizar a manifestação, evitando exposição ao sol e mudanças bruscas de temperatura; utilizar compressas geladas; evitar banhos quentes; usar sempre protetor solar, ter cuidados com a alimentação, uso cosméticos ou de produtos à base de corticosteróides. Nesta época do ano, o Verão, as pessoas acometidas pela rosácea devem redobrar os cuidados.

Ainda não há um consenso sobre as causas da rosácea. O que se sabe é que o problema é mais comum entre pessoas de pele branca, e nesse caso, se faz primordial a busca do dermatologista, o profissional mais qualificado para passar o correto diagnóstico e a profilaxia adequada.
Fique atento!