Hanseníase a doença “silenciada”.

Hanseníase a doença “silenciada”.

Categorias: ::Alerta à saúde

Uma doença muito antiga e pouco divulgada.

Hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, em memória de seu descobridor. Antigamente era conhecida por lepra e é uma das doenças mais antigas que se tem registro. A doença tem cura, mas se não tratada, deixa sequelas.

A hanseníase pode se apresentar com manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras e com limites imprecisos. No local a região afetada tem alteração da sensibilidade associada à perda de pelos e ausência de transpiração.

No Brasil, nos últimos 10 anos, foram registrados mais de 300 mil novos casos, o que dá uma média de 30 mil por ano, colocando o país em segunda posição no ranking mundial da doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse número vem se mantendo com uma discreta queda, mas isso não significa que a doença está em declínio.

A transmissão da doença se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente, que não se encontra em tratamento, e ocorre pelo contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. O período de incubação, tempo entre a aquisição da doença e a manifestação dos sintomas, varia de 6 meses a 5 anos, dependendo da constituição genética de cada um. O contato com a pele não transmite a doença, entretanto se a pessoa tiver algum ferimento corre o risco de se contaminar. Segundo o Ministério da Saúde a hanseníase acomete mais homens do que mulheres.

Podemos classificar a hanseníase em: paucibacilar e multibacilar e ambas são tratadas com antibiótico, variando o tratamento de 6 meses a 1 ano.
Ter hábitos saudáveis, alimentação adequada, evitar o álcool e praticar atividade física mas bons hábitos de higiene contribui para dificultar o aparecimento da doença.

A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, uma vez que a hanseníase tem cura. Embora seja longo o tratamento, seguir à risca as recomendações de um bom dermatologista, faz toda a diferença de como tratar da melhor forma esta patologia.