Como Cuidar dos Cabelos no Verão
Blog

Como Cuidar dos Cabelos no Verão

Agora no verão, com as idas mais frequentes às praias e piscina, temos que cuidar com mais intensidade dos nossos fios de cabelo, pois a exposição ao sol, água de piscina e mar e a lavagem excessiva acabam agredindo os fios.

Segundo o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Diretor Clínico da clínica Dermagynus, um grande aliado é o condicionador, porém tendo o cuidado de não passar no couro cabeludo, pois ele junto com o sol, areia e água do mar ou piscina pode causar uma dermatite irritativa. Caso tenha dificuldade, pode usar os cremes de pentear que não agridem o couro cabeludo.

Outro aliado importante é o pré-shampoo, que deve ser aplicado com os cabelos secos e deixado por 30 minutos, ele tem a função de potencializar a ação dos condicionadores. Muito importante principalmente nas pessoas que tem o cabelo quimicamente tratado.

“Quanto aos shampoos devemos fazer uma alternância entre os agentes de limpeza mais fortes com os mais fracos evitando assim uma agressão maior aos fios. Com relação ao protetor solar dos fios de cabelos, eles são diferentes dos da pele e são mais importantes nas pessoas de cabelos brancos, louros e ruivos, pois a proteção natural da melanina é menor e são mais danificadas pela radiação ultravioleta dos raios solares. Já no couro cabeludo usamos protetores de pele se a pessoa for calva e se tiver cabelo usamos a proteção física como bonés e chapéus”, explica Dr. Fraga.

Já o famoso cabelo verde, tão temido pelas mulheres, não é causado pelo cloro, mas sim pelo cobre depositado na haste do cabelo. O cloro é um facilitador desse processo, além de todos os cuidados acima, outra dica importante é molhar o cabelo com água doce antes de entrar na piscina evitando a deposição.

Outra dica para não agredir e quebrar os fios é não prender os cabelos molhados, mas sim fazer um coque frouxo.