Carnaval: Principais Cuidados com a Pele para Manter a Beleza e a Saúde Durante a Folia
Blog

Carnaval: Principais Cuidados com a Pele para Manter a Beleza e a Saúde Durante a Folia

Nessa época do ano as temperaturas são mais elevadas, o esforço físico e o consumo de álcoodurante o carnaval também são mais intensos, tudo isso levando há um desgaste e uma desidratação maior do nosso organismo. Assim, uma hidratação mais intensa através de água, água de coco e sucos naturais vem ajudar muito. A alimentação também deve ser pobre em comidas gordurosas, dando preferência para frutas, verduras e carboidratos leves.

Segundo o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, o principal é manter a pele saudável mesmo em condições adversas como em blocos ao ar livre, praia e piscina, portanto aplique protetor solar 30 minutos antes de se expor, o fator de proteção (FPS) deve ser no mínimo de 30. Não esquecer do protetor solar labial. O uso de chapéus, bonés e óculos escuros são um importante aliado contra os raios solares. Outro cuidado tão importante quanto a proteção é a limpeza da pele após o dia de folia carnavalesca, o cansaço não pode ser uma desculpa para não se realizar a limpeza.

“Mesmo que você lave no banho com água e sabão, deve fazer uma limpeza mais apurada com um demaquilante sem álcool ou água micelar, assim retira os resíduos da maquiagem e as impurezas da rua. A hidratação deve ser de dentro para fora, ingerindo em média de 2 litros por dia, se abusar do álcool essa hidratação tem que ser mais intensa. E a hidratação da pele antes do protetor solar também é muito importante, deixando a pele mais resistente às intempéries do clima”, orienta o dermatologista.

Quando fazemos tratamentos com peelings, ácidos e lasers nossa pele fica mais sensível e suscetível a irritações e queimaduras, por isso é aconselhado não fazer nenhum desses procedimentos no mínimo por uns 15 dias antes, pois o glitter, tintas e mesmo a exposição solar mais intensa pode acarretar manchas

O consumo e a manipulação de frutas cítricas e a exposição a luz solar pode desencadear uma reação química na pele levando a queimadura, bolhas e manchas acastanhadas que podem perdurar por várias semanas, esse fenômeno é chamado de Fitofotodermatose.

“Quando acontece uma queimadura ou reação alérgica, quer dizer que nossa barreira de proteção foi quebrada, sendo assim devemos procurar um atendimento médico para evitar que essas irritações piorem e se tornem bolhas e manchas duradouras”, finaliza.